sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Ética - Fator Social ou Mercadológico?

Sabemos que toda empresa precisa focar no lucro, pois apenas assim sobrevivem no mercado. Todos devem compreender que o lucro não é pecado, se a empresa não lucrar, ela não poderá mais existir. A ética é um fator que gera muitas controvérsias também, pois alguns têm um olhar mercadológico e outros sociais.
O professor Mario Rosa acredita que a ética é importante na gestão da cultura da empresa, pois essencialmente gera lucro – a sociedade confia em empresas que são éticas e se preocupam com a sociedade e meio ambiente. Já o autor Renato Janine em entrevista cedida a Revista Organicon nos mostra um outro lado: ser ético é essencial, ao contrário, o mundo acaba.

Nós, como comunicadores, temos uma tendência a acreditar que a visão social é a correta, para uma empresa ser eficaz na sua cultura organizacional ela deve ter em suas raízes pensamentos e atitudes éticas, não pensando no lucro. Porém, essa visão pode ser revertida quando pensamos que empresas que possuem estruturas éticas resistentes e mais eficazes são aquelas que veem a ética como uma vantagem competitiva.

Hoje, uma empresa que não se preocupa com sustentabilidade ou em ser ético não tem vez no mercado, as pessoas não toleram mais atitudes que vão a contramão destes fatores. As empresas utilizam algumas ferramentas ou recursos corporativos que podem ser usados no dia a dia para estimular a ética organizacional. No livro “A Cultura do Diálogo", Gustavo Gomes de Matos, aconselha e reforça a cultura do diálogo: criação do clima motivador ao entendimento, a negociação e a criatividade. Comunicação e relacionamento são duas áreas críticas que devem ser consideradas estrategicamente, pois são fatores éticos de sobrevivência organizacional.


Produzido por: Amanda Pires

Referências bibliográficas:

RIBEIRO, Renato Janine. Ética ou o fim do mundo? Entrevista concedida à Revista Organicom - Revista Brasileira de Comunicação Organizacional e Relações Públicas. Ano 5, número 8, 1 semestre de 2008.

ROSA, Mário. A reputação sob a lógica do tempo real. In: Revista Organicom, ano 4, número 7, 2º semestre de 2007.

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