sábado, 17 de agosto de 2013


A comunicação interna como ferramenta de gestão no Balanced Scorecard

Com a complexidade das organizações nas últimas décadas, a valorização de seus relacionamentos e de uma maior transparência perante todos os seus públicos, fez-se necessário, não apenas uma análise financeira para se manter no mercado, mas também uma criação de valores agregados à empresa e aos seus produtos e serviços. 
Estamos falando não apenas em operar para produzir mais e obter maior lucro visando apenas resultados financeiros, mas sim de realizar melhorias em todos os processos para se atingir um resultado positivo, resultado muitas vezes difícil de mensurar, mas que sabemos que irá trazer diversos benefícios futuros. 
Para isso, com base em estudos no início da década de 90, foi criada a ferramenta de avaliação do desempenho organizacional: o Balanced Scorecard. 
Essa ferramenta de gestão caminha para que possamos atingir e traçar o objetivo estratégico de uma empresa. Ela é guiada por 4 fatores equilibrados: dois internos e dois externos. Entre os externos estão o financeiro e  os clientes e  entre os internos os processos e pessoas, fator ligado a aprendizado e crescimento. O Balanced Scorecard também equilibra objetivos de curto e longo prazo, indicadores financeiros e não financeiros, resultados obtidos e tendências futuras.



Os dirigentes das empresas transmitem, através de um discurso alinhado, os resultados conquistados e desejados e traçam metas a serem alcançadas, almejando que seus funcionários se sintam motivados e engajados, como uma única equipe para se obter um fim comum: o bom desempenho da empresa.
Nesse sentido, a comunicação interna é grande responsável por auxiliar na condução dos resultados de fatores internos. Como, por exemplo, guiando procedimentos de feedback interno e comunicação de liderança, transmitindo  missão, visão e valores de uma empresa, auxiliando no engajamento dos funcionários, influenciando na cultura organizacional, entre outros.
A comunicação interna, nesse caso deve estar ligada às grandes esferas da administração e deve ser estratégica, alinhada aos objetivos e metas definidos em determinados períodos dando a diretriz para o alcance das decisões tomadas.  



Referências: 
SILVA, LEANDRO COSTA. O Balanced Scorecard e o Processo Estratégico. Disponível em:<  HYPERLINK "http://www.ead.fea.usp.br/cad-pesq/arquivos/v10n4art6.pdf" http://www.ead.fea.usp.br/cad-pesq/arquivos/v10n4art6.pdf>. Acesso em 16 de ago 13.

PUC-RIO. Balanced Scorecard de Kaplan & Norton. Disponível em:<  HYPERLINK "http://www2.dbd.puc-rio.br/pergamum/tesesabertas/0412264_06_cap_03.pdf" http://www2.dbd.puc-rio.br/pergamum/tesesabertas/0412264_06_cap_03.pdf>. Acesso em 16 de ago 13.


Produzido por: Adriana Fugimoto e Gabriela Duwe.

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