sábado, 1 de junho de 2013

Novas ferramentas de comunicação interna, como valorizar o funcionário

Nas últimas décadas percebemos cada vez mais a importância que o funcionário desempenha dentro de uma organização, tendo ele se tornado um de seus públicos estratégicos de grande relevância.
Quando falamos em produtos e serviços de qualidade e diferencial competitivo entre as empresas, estamos falando indiretamente de como os colaboradores trabalham, as organizações precisam buscar a excelência no atendimento das perspectivas e anseios dos clientes, o que depende da motivação e do engajamento dos grupos internos para o alcance desse objetivo.
Para que os colaboradores tenham um bom desempenho, eficiência nas suas atividades e entreguem aquilo que a empresa promete aos consumidores, eles devem ser estimulados a dar o seu melhor anteriormente. É preciso que eles tenham a motivação da própria empresa, e esse fator deve estar ligado a sua cultura organizacional que deve ser difundida e reforçada pela comunicação interna.
Para conseguir a adesão dos colaboradores aos valores da empresa e ter eficiência nos canais de comunicação internos, os departamentos responsáveis por essa função devem planejar de maneira adequada a estratégia que será utilizada para que seus públicos sejam efetivamente atingidos.  
Esse é o grande desafio para quem está à frente da comunicação de organizações que possuem escritórios e fábricas em diversos locais com culturas, pensamentos e condições de vida diferentes, a comunicação deve ser feita para os diferentes funcionários envolvidos levando em consideração variados aspectos.
De acordo com Ana Laura Silvieri, gerente de comunicação empresarial da Braskem, “as pessoas precisam se enxergar, se ver na comunicação. É preciso falar de coisas relevantes para elas até para passar a cultura e valores da empresa”. Ou seja, antes de tudo, precisamos fazer com que o colaborador seja valorizado, reconhecido e principalmente inseri-lo na realidade da organização.      
Além dos canais convencionais de comunicação, precisamos de novas formas de relacionamento para que o colaborador se sinta parte do todo. O principal veículo de comunicação interna da Braskem é o portal interno, que possui grande aderência, mas o diferencial para chamar a atenção deste público são as novas formas de comunicação, como foi o caso de uma campanha de comemoração de aniversário da empresa.
A campanha consistia em selecionar os 70 melhores vídeos dos colaboradores tocando algum instrumento musical ou cantando para participar de uma orquestra e gravar um comercial que seria exibido no horário nobre da televisão. A campanha recebeu aproximadamente 200 vídeos individuais ou em grupos. Ana Laura explica que a tese da campanha era a colaboração, os funcionários tiveram a sensação de estarem sendo representados pelos colegas, o que gerou orgulho de fazer parte do grupo.    





Referências bibliográficas:

PINTO, Ellen Sallaberry. O Reflexo da Comunicação Interna na Imagem Empresarial. Disponível em: < http://comunicacaoorganizada.files.wordpress.com/2009/07/o-reflexo-da-comunicacao-interna-na-imagem-empresarial1.pdf>. Acesso em 29 mai 2013.

SOARES, J. Novos Caminhos para ampliar o diálogo. [Comunicação Interna]. Comunicação Corporativa. p. 60-62. Nov, 2012.


Braskem Lança Campanha publicitária baseada em colaboração para celebrar seus 10 anos. Disponível em: <http://www.braskem.com.br/site.aspx/Detalhe-releases/Braskem-lanca-campanha-publicitaria-baseada-em-colaboracao-para-celebrar-seus-10-anos>. Acesso em 29 mai 2013.

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