Nas últimas décadas percebemos
cada vez mais a importância que o funcionário desempenha dentro de uma organização,
tendo ele se tornado um de seus públicos estratégicos de grande relevância.
Quando falamos em produtos e
serviços de qualidade e diferencial competitivo entre as empresas, estamos falando
indiretamente de como os colaboradores trabalham, as organizações precisam
buscar a excelência no atendimento das perspectivas e anseios dos clientes, o
que depende da motivação e do engajamento dos grupos internos para o alcance desse
objetivo.
Para que os colaboradores
tenham um bom desempenho, eficiência nas suas atividades e entreguem aquilo que
a empresa promete aos consumidores, eles devem ser estimulados a dar o seu
melhor anteriormente. É preciso que eles tenham a motivação da própria empresa,
e esse fator deve estar ligado a sua cultura organizacional que deve ser
difundida e reforçada pela comunicação interna.
Para conseguir a adesão dos
colaboradores aos valores da empresa e ter eficiência nos canais de comunicação
internos, os departamentos responsáveis por essa função devem planejar de
maneira adequada a estratégia que será utilizada para que seus públicos sejam
efetivamente atingidos.
Esse é o grande desafio para
quem está à frente da comunicação de organizações que possuem escritórios e fábricas
em diversos locais com culturas, pensamentos e condições de vida diferentes, a
comunicação deve ser feita para os diferentes funcionários envolvidos levando
em consideração variados aspectos.
De acordo com Ana Laura Silvieri,
gerente de comunicação empresarial da Braskem, “as pessoas precisam se
enxergar, se ver na comunicação. É preciso falar de coisas relevantes para elas
até para passar a cultura e valores da empresa”. Ou seja, antes de tudo, precisamos
fazer com que o colaborador seja valorizado, reconhecido e principalmente inseri-lo
na realidade da organização.
Além dos canais
convencionais de comunicação, precisamos de novas formas de relacionamento para
que o colaborador se sinta parte do todo. O principal veículo de comunicação interna
da Braskem é o portal interno, que possui grande aderência, mas o diferencial
para chamar a atenção deste público são as novas formas de comunicação, como
foi o caso de uma campanha de comemoração de aniversário da empresa.
A campanha consistia em selecionar
os 70 melhores vídeos dos colaboradores tocando algum instrumento musical ou cantando
para participar de uma orquestra e gravar um comercial que seria exibido no
horário nobre da televisão. A campanha recebeu aproximadamente 200 vídeos
individuais ou em grupos. Ana Laura explica que a tese da campanha era a
colaboração, os funcionários tiveram a sensação de estarem sendo representados
pelos colegas, o que gerou orgulho de fazer parte do grupo.
Referências
bibliográficas:
PINTO,
Ellen Sallaberry. O Reflexo da Comunicação Interna na Imagem
Empresarial. Disponível em: < http://comunicacaoorganizada.files.wordpress.com/2009/07/o-reflexo-da-comunicacao-interna-na-imagem-empresarial1.pdf>.
Acesso em 29 mai 2013.
SOARES,
J.
Novos Caminhos para ampliar o diálogo. [Comunicação Interna]. Comunicação Corporativa. p. 60-62. Nov,
2012.
Braskem Lança Campanha publicitária baseada
em colaboração para celebrar seus 10 anos. Disponível em: <http://www.braskem.com.br/site.aspx/Detalhe-releases/Braskem-lanca-campanha-publicitaria-baseada-em-colaboracao-para-celebrar-seus-10-anos>.
Acesso em 29 mai 2013.
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