Sabemos
que atualmente as organizações devem ter a sustentabilidade como algo
fundamental para a sua gestão, principalmente organizações de grande porte,
pois são elas que mais impactam significativamente no funcionamento do meio
ambiente e da sociedade.
O
fim do século XX foi o marco em que se começou a dar maior importância a este
assunto, que acabou se tornando pauta para o mundo inteiro. A ECO-92,
Conferência Sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, deu início ao conceito de
desenvolvimento sustentável e pontuou o compromisso das nações em cooperar para
a busca de um desenvolvimento que garanta recursos para as gerações futuras.
Porém,
para que se atinja o desenvolvimento sustentável, devemos criar uma cultura de
preservação em todos os setores da sociedade. As empresas desempenham papel
importante nesta função disseminando conhecimentos e ações relacionados a esse
assunto, fazendo com que isso se torne uma rotina na cultura organizacional em
que o individuo está inserido.
A
sustentabilidade possui basicamente três esferas principais: a econômica,
social e ambiental. A preocupação ambiental abriu espaço para discussões mais
abrangentes que envolvem em conjunto as pessoas, a economia e a manutenção da
sociedade.
As
organizações ao perceberem que fazem parte do meio em que habitam e que são
“organismos vivos” começam a humanizar suas relações, tentam escapar da
comunicação instrumental e por meio do diálogo, construir uma consciência em
seus funcionários, tornando-os personagens importantes para a mudança de
comportamento para o desenvolvimento sustentável.
A
comunicação interna tem a tarefa de proporcionar e estimular a reflexão, o
pensamento crítico e a troca entre seus funcionários, e incentivá-los a serem
protagonistas para a mobilização tanto pessoal quanto da sociedade.
Um
exemplo dessa prática é da empresa Estre Ambiental. Apesar de seu negócio estar
voltado à preservação do meio ambiente, a Estre não praticava essa cultura em
seu interior, um plano de comunicação foi assim elaborado pela agência CWM para
mudar as estratégias da empresa e integrar os conceitos da sustentabilidade no
seu modelo de gestão.
Por isso devemos implantar a sustentabilidade
como algo fundamental dentro de uma empresa, e toda sua comunicação deve estar
alinhada também a estes princípios. Devemos tratar o assunto como algo
estratégico na gestão dos negócios e consequentemente na comunicação, e esta
deve começar pela comunicação interna das empresas.
O vídeo da Aberje abaixo ilustra de forma rápida a importância do tema.
Referências:
GAULIA, Luiz Antônio. Sustentabilidade,
comunicação interna e a prevenção de crises. Disponível em:
<http://www.aberje.com.br/acervo_colunas_ver.asp?ID_COLUNA=684&ID_COLUNISTA=27>.
Acesso em: 15 jun. 2013.
PRÊMIO OPINIÃO PÚBLICA (Org.). Comunicação para mudança de cultura do Grupo Estre Ambiental com conceitos de Sustentabilidade. Disponível em: <http://www.premioopiniaopublica.com.br/site/index.php?option=com_content&view=article&id=128:comunicacao-para-mudanca-de-cultura-do-grupo-estre-ambiental-com-conceitos-de-sustentabilidade&catid=46:2011&Itemid=12>. Acesso em: 15 jun. 2013.
VILAÇA, Wilma Pereira Tinoco. A comunicação
Interna na gestão da sustentabilidade: um estudo fenomenológico. 2012. 290 f. Tese (Doutorado) - Universidade de
São Paulo, São Paulo, 2012. Disponível em:
<http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27154/tde-27082012-153936/es.php>.
Acesso em: 15 jun. 2013.
Elaborado por Adriana Fugimoto e Ludmila Higa
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