sábado, 15 de junho de 2013

A sustentabilidade como parte da comunicação interna


Sabemos que atualmente as organizações devem ter a sustentabilidade como algo fundamental para a sua gestão, principalmente organizações de grande porte, pois são elas que mais impactam significativamente no funcionamento do meio ambiente e da sociedade.
O fim do século XX foi o marco em que se começou a dar maior importância a este assunto, que acabou se tornando pauta para o mundo inteiro. A ECO-92, Conferência Sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, deu início ao conceito de desenvolvimento sustentável e pontuou o compromisso das nações em cooperar para a busca de um desenvolvimento que garanta recursos para as gerações futuras.
Porém, para que se atinja o desenvolvimento sustentável, devemos criar uma cultura de preservação em todos os setores da sociedade. As empresas desempenham papel importante nesta função disseminando conhecimentos e ações relacionados a esse assunto, fazendo com que isso se torne uma rotina na cultura organizacional em que o individuo está inserido.
A sustentabilidade possui basicamente três esferas principais: a econômica, social e ambiental. A preocupação ambiental abriu espaço para discussões mais abrangentes que envolvem em conjunto as pessoas, a economia e a manutenção da sociedade.
As organizações ao perceberem que fazem parte do meio em que habitam e que são “organismos vivos” começam a humanizar suas relações, tentam escapar da comunicação instrumental e por meio do diálogo, construir uma consciência em seus funcionários, tornando-os personagens importantes para a mudança de comportamento para o desenvolvimento sustentável.
A comunicação interna tem a tarefa de proporcionar e estimular a reflexão, o pensamento crítico e a troca entre seus funcionários, e incentivá-los a serem protagonistas para a mobilização tanto pessoal quanto da sociedade.
Um exemplo dessa prática é da empresa Estre Ambiental. Apesar de seu negócio estar voltado à preservação do meio ambiente, a Estre não praticava essa cultura em seu interior, um plano de comunicação foi assim elaborado pela agência CWM para mudar as estratégias da empresa e integrar os conceitos da sustentabilidade no seu modelo de gestão.
 Por isso devemos implantar a sustentabilidade como algo fundamental dentro de uma empresa, e toda sua comunicação deve estar alinhada também a estes princípios. Devemos tratar o assunto como algo estratégico na gestão dos negócios e consequentemente na comunicação, e esta deve começar pela comunicação interna das empresas.


O vídeo da Aberje abaixo ilustra de forma rápida a importância do tema.





Referências:
         
GAULIA, Luiz Antônio. Sustentabilidade, comunicação interna e a prevenção de crises. Disponível em: <http://www.aberje.com.br/acervo_colunas_ver.asp?ID_COLUNA=684&ID_COLUNISTA=27>. Acesso em: 15 jun. 2013.

        PRÊMIO OPINIÃO PÚBLICA (Org.). Comunicação para mudança de cultura do Grupo Estre Ambiental com conceitos de Sustentabilidade. Disponível em: <http://www.premioopiniaopublica.com.br/site/index.php?option=com_content&view=article&id=128:comunicacao-para-mudanca-de-cultura-do-grupo-estre-ambiental-com-conceitos-de-sustentabilidade&catid=46:2011&Itemid=12>. Acesso em: 15 jun. 2013.

VILAÇA, Wilma Pereira Tinoco. A comunicação Interna na gestão da sustentabilidade: um estudo fenomenológico. 2012. 290 f. Tese (Doutorado) - Universidade de São Paulo, São Paulo, 2012. Disponível em: <http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27154/tde-27082012-153936/es.php>. Acesso em: 15 jun. 2013.

Elaborado por Adriana Fugimoto e Ludmila Higa



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