sábado, 22 de junho de 2013

Quem são as pessoas que conduzem a comunicação interna nas organizações?

A comunicação interna deve ser assumida por profissionais que tenham preparo, formações específicas e que saibam assumir e coordenar trabalhos ligados à criação, produção, atendimento, redação e planejamento.
Esses profissionais provêm principalmente da Comunicação Social, segundo uma pesquisa realizada pela Aberje em 2007 aponta que no topo da lista para a coordenação dessa área estão os Jornalistas, seguido Por profissionais de relações públicas, publicidade e propaganda, administração de empresas, marketing, formação em exatas, áreas de humanas (psicologia, sociologia, RH) e formação biológica.



A área de comunicação tem maior participação no desenvolvimento das atividades de comunicação interna, aparecem outras áreas como exatas já que muitos engenheiros, por exemplo, trabalham em empresas que lidam com agronegócio e acabam fazendo intermédio na comunicação com apoio de profissionais que estão se formando nesta área. Vemos muitas empresas farmacêuticas que aceitam formandos em Farmácia para atuar na área de Marketing, isso acontece, pois o foco da empresa são produtos farmacêuticos e ninguém melhor e com expertise no assunto para desenvolver o marketing, claro que na maioria dos casos esses profissionais não estão sozinhos na área, contam sempre com um apoio de alguém de comunicação.
O fator que não pode faltar em uma área de comunicação independente de quem a fará é o planejamento estratégico e uma boa gestão. Essas ações são essenciais para qualquer área, pois trás práticas e modelos estratégicos para agir corretamente em cada processo dentro da organização.
O profissional que atuar na área de comunicação interna tem a responsabilidade de planejar suas ações previamente para evitar erros, não ser pego desprevenido e para que a organização não seja conduzida pela rádio peão. Este processo do planejamento interno é fundamental para obter diferenciais competitivos em todas as suas ações, desde a criação ao crescimento no mercado.


Produzido por: Beatriz Fernandes e Taciane Tomita


Referências

Pesquisa Comunicação Interna 2007. Aberje. Disponível em: <http://www.aberje.com.br/pesquisa/pesquisa_Com_Interna_2007.pdf> Acessado em: 21 de jun 2013.


Nenhum comentário:

Postar um comentário