sábado, 29 de junho de 2013

Clima Organizacional


                Não importa qual seja, toda empresa busca resultados a todo o momento e já estamos reforçando há algum tempo que para chegar a esse resultado, independente de qual seja o modelo de gestão aplicado, todos dependem do bem mais precioso de uma organização: as pessoas e que um funcionário engajado produz muito mais que um que não esteja.
            Um fator ligado a Comunicação Interna que interfere diretamente nesse possível engajamento é o Clima Organizacional. Este está ligado à maneira como o funcionário percebe a organização, sua cultura, seu ambiente de trabalho e ele reage de maneira positiva ou negativa à sua interpretação. O clima pode ser entendido como a qualidade do ambiente de trabalho e de como as pessoas se relacionam nele.
            Diversos fatores afetam o ambiente organizacional, tais como: ambiente físico da empresa; as atividades diárias do trabalho em si; relacionamento com os gestores e outros companheiros de trabalho; treinamento e desenvolvimento; sentimento de realização e reconhecimento e até mesmo a reputação da empresa podem influenciar.

            Entender e valorizar o Clima Organizacional faz-se importante à medida que um Clima Organizacional ruim gera diversos prejuízos para a organização como baixa retenção de funcionários, gasto de tempo de gestores e até mesmo de departamento como o de recursos humanos e jurídico , e,  principalmente, baixa produtividade, o que é um obstáculo direto aos objetivos de qualquer organização. Uma comunicação eficaz pode e deve ajudar, além do desenvolvimento e manutenção de um bom clima, na prevenção e percepção de um clima não produtivo.
                Avaliar o Clima Organizacional, na maioria das vezes, é impossível a “olho nu”. Para isso são realizadas as chamadas “Pesquisas de Clima” para entender a perspectiva dos funcionários, até que ponto suas expectativas estão sendo atingidas. Esse tipo de pesquisa se volta para a análise e mapeamento do ambiente interno, pode agir contra os problemas causadores de um clima ruim e geralmente é comprada de consultorias especializadas.


Produzido por Gabriela Duwe


Referências

AON. Engajamento. Disponível em: <http://www.aon.com/brasil/consulting/engajamento.jsp > Acessado em: 29 de jun de 2013.

Funadação Helena Antipoff. Clima Organizacional. Disponível em: <http://www.fundacaohantipoff.mg.gov.br/pdf/pesquisaclima/o_que_e.pdf > Acessado em: 29 de jun de 2013.


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