Uma organização é composta
por um sistema de atividades coletivas, em que um indivíduo coopera com o outro
para desenvolvimento das atividades, das políticas, e dos processos das empresas
trazendo assim a necessidade e a importância de se ter um clima organizacional
favorável.
O clima organizacional é o
resultado da cultura organizacional, está entre
os principais pilares para o desenvolvimento de uma empresa, pois reflete no
modo como as pessoas interagem umas com as outras, a maneira de tratar os
funcionários, clientes e fornecedores, assim como o grau de satisfação da
empresa e de toda a equipe. Quando este clima se torna agradável
consequentemente se tem colaboradores engajados e motivados alavancando o
desenvolvimento individual e em conjunto, aumentado o nível de desempenho da
empresa e dos negócios.
Empresas
que trabalham com foco no fator humano, demonstrando preocupação com o bem
estar do funcionário sabendo lidar com situações adversas e gerando bom
relacionamento entre as pessoas, são empresas de destaque no mercado de
trabalho, pois para o alcance de bons resultados é necessário oferecer mais do
que uma boa remuneração e benefícios é importante se ter uma boa gestão de
comunicação, ter diálogo, para que todos entendam os princípios organizacionais
e assim tenham um clima organizacional, agradável e vantajoso para ambas as
partes.
Este clima
influencia tanto direta quanto indiretamente nos comportamentos dos
funcionários, e também na produtividade do trabalho. O autor Figueiredo explica
a importância das pessoas no desenvolvimento da organização.
As pessoas são
fundamentais no processo de agregação de valores intangíveis, que beneficia as
empresas no destaque competitivo entre talentos nos mercados de recursos
humanos. Um dos grandes desafios às empresas da atualidade é a manutenção de um
ambiente potencializador do ativo humano. (FIGUEIREDO, 199 apud BEDANI, 2006).
Para entender melhor a visão
de outras pessoas sobre o tema, conversei com uma colega de trabalho, Salete é funcionária
pública da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho, perguntei o que é
referência para que a empresa tenha um bom
clima organizacional para se trabalhar?
Ela explicou que tem que ser
um ambiente tranquilo, com cooperação de todos os colaboradores, sem stress,
para não gerar desmotivação. E completa que é essencial ter um bom humor no dia
a dia.
Sabemos que é muito
importante o papel de um líder na motivação dos funcionários, porém perguntei
se para atingir um bom clima organizacional dependia apenas das ações do líder
ou de cada funcionário?
Ela disse que depende das
contribuições de cada um. Por último
destacou que é importante um ouvir a opinião do outro, tanto o líder quanto os
funcionários, e que conheçam como é o funcionamento da cultura da sua empresa.
Com este parecer é possível
destacar que as organizações devem ter uma comunicação interna ativa mantendo
uma pesquisa de clima atualizada e uma boa comunicação entre os diversos
departamentos para saber como as pessoas se sentem e assim aperfeiçoar a comunicação
utilizando a melhor maneira de informar e atingir a cada público específico,
pois sabendo a opinião dos funcionários é
possível mapear o ambiente da empresa para assim planejar e agir efetivamente nos
principais focos de problemas e melhorar o ambiente de trabalho.
Um clima
organizacional agradável é necessário em todas as empresas, pois proporciona
diversos benefícios, como ações efetivas, integração e otimização da
comunicação, motivação da equipe, maior envolvimento entre as pessoas com o
trabalho, gerando novas estratégias e maiores resultados. Apresentando o desenvolvimento
de um bom trabalho interno, reflete em bons resultados tanto no ambiente
interno quanto no externo da organização.
Produzido por: Beatriz Fernandes
Referências
A
importância da Gestão de Clima Organizacional na empresa. Disponível em: <http://www.portaleducacao.com.br/gestao-e-lideranca/artigos/5218/a>
Acesso em: 13 de mai. 2013.
FIGUEIREDO,
José apud BEDANI. A importância da pesquisa de clima
organizacional. Disponível em: <http://www.administracaoegestao.com.br/pesquisa-de-clima-organizacional/a-importancia-da-pesquisa-de-clima-organizacional/>
Acesso em: 16 de mai. 2013.
LIMA, Súsi M.
Barcelos e, ALBANO, Adriana Gaffrée Burns. Um estudo sobre clima e cultura
organizacional na concepção de diferentes autores. Disponível em: <http://www.inf.ufsc.br/~l3c/artigos/pozzebon02i.pdf#page=33>Acesso em: 24 de mai. 2013.
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