Case Comunicação
interna PIRELLI
Não há dúvida que o funcionário informado se torna mais
engajado e produtivo. Desenvolver um relacionamento de confiança e envolvimento
entre a organização e seu público interno pode fazer toda diferença para o
sucesso do negócio.
Pensando nisso, buscamos um Case que ilustre como a mudança
de postura dentro da empresa pode somar e gerar bons frutos.
A Pirelli é uma empresa
multinacional fundada na Itália com mais de 140 anos de história,
principalmente por produzir pneus para automóveis e participar com seus
produtos de competições importantes como a Fórmula 1, por exemplo. Conta
atualmente com mais de 34 mil funcionários ao redor do mundo, tendo uma forte
presença na América Central, América do Sul e Europa.
Em 2011, ao realizar uma pesquisa interna nas suas unidades
brasileiras percebeu que seus funcionários não aderiam satisfatoriamente aos
veículos internos e o discurso da empresa não despertava credibilidade no
quadro.
A princípio decidiu reformar os canais de comunicação e
aplicar uma pesquisa que apontasse os aspectos falhos. Percebeu então a
necessidade de uma reforma na comunicação interna, após as avaliações notou-se
que o processo não estava de acordo com o esperado, o desempenho da CI era
considerado como neutro ou negativo para a maioria dos entrevistados, os itens
mais apontados foram:
Falta de Transparência, Falta de Clareza, Falta de Agilidade,
Rádio- peão super ativa, Líderes sem perfil de comunicação.
Os veículos visuais eram fracos, desorganizados e estavam
abandonados, sem a devida importância.
A reestruturação visou reavivar a Comunicação Interna
transformando todos os pontos negativos em positivos buscando uma Comunicação
de Relacionamento, mudança na cultura e adequando a mensagem para cada tipo de
público da companhia.
Os Pilares da mudança se dividiram em:
Mudança da Cultura da Comunicação
Criação de processos
Adequação da Estrutura da Área de
Comunicação Interna
Melhoria dos Canais (reformulação)
Para a implantação, que durou 2 meses, foi realizada a
campanha: “Comunica Pirelli: a Pirelli mais perto de você”
A campanha com a mensagem “A nossa nova comunicação você vai
querer ver, ouvir e participar” e “O momento chegou e as novidades também”,
atingiu todos os funcionários, desde o administrativo até as fábricas.
Ocorreram treinamentos para todos os líderes, para a rede de comunicação,
reposicionamento dos veículos nas fábricas e acompanhamento da área de
Comunicação Interna para a sustentação do projeto pós - implantação.
Como avaliação de resultados, foi aplicada uma nova pesquisa,
assim como na fase inicial que mostrou o sucesso do projeto, antes eficaz para
33% do quadro a Comunicação passou a ser positiva para 80% do quadro.
As mudanças foram bem aceitas e elogiadas e os funcionários passaram
a ser mais informados e saber onde buscar essas informações.
O projeto foi tão bem sucedido que acabou virando modelo para
a matriz da Pirelli na Itália e sendo indicado para implantação nas fábricas da
Argentina e Venezuela.
Esse ótimo exemplo de mudança bem sucedida indica que quando
fazemos a comunicação de forma correta, os boatos e o ambiente desfavorável
diminuem favorecendo o trabalho da comunicação interna e envolvendo os
funcionários.
Referência
Bibliográfica
Universo RP.NET – A essência da Relações Públicas – Planejamento Estratégico de Comunicação
Interna. Disponível em:
http://www.universorp.net/page_blog.aspx?LinkID=258&Case=Planejamento Acessado em: 14 mai 2013
Pirelli [homepage na Internet]. Atualizada em 23 jan
2013. Disponível
em:
<http://www.pirelli.com/corporate/en/careers/about-pirelli/default.html>.
Acessado em: 16 maio 2013.
Por Taciane Tomita e Ludmila Higa
Nenhum comentário:
Postar um comentário