Os funcionários são os bens mais valiosos de uma empresa, pois são os grandes responsáveis pela performance e geração de valor nas corporações. Porém, muitas empresas não estão sabendo gerenciá-lo, sendo assim, saber conduzir talentos é gerar valor hoje, amanhã e no futuro. A empresa é “proprietária” do seu talento, até o momento em que ele deseja partir – então é tarde demais para tomar novas atitudes. Portanto, é muito importante que os líderes saibam como engajar e motivar seus funcionários cada vez mais.
Nesse contexto, a eficácia de uma organização está diretamente relacionada com o estilo de gestão que ela implementa em seu âmbito interno. De modo que, apenas uma ação comunicativa associada às práticas de gestão democráticas, participativas e transparentes viabiliza um clima organizacional saudável, com profissionais motivados e comprometidos com os valores e objetivos da empresa, e possibilita ganhos de produtividade.
Jack Welch e Clemente Nóbrega, dois pensadores com ideias bastante distintas em quase tudo, ora concordam, ora se complementam, quando o assunto é Gestão de Talentos. Para Welch, “lidar com pessoas é muito fácil. Basta desafiá-las, elogiá-las e recompensá-las”. Para o grande CEO (ao longo de 20 anos foi presidente do conselho e CEO da General Eletric) a franqueza é a chave para o sucesso de uma empresa, “o carisma é um acelerador de processos”, explica Jack. Apenas assim, será possível modificar o clima de muitas empresas, com seus ambientes pesados e estressados em ambientes mais harmoniosos e realmente produtivos.
No entretanto para Nóbrega, as empresas estão pecando no quesito mais básico: a comunicação. “As lideranças acham que as pessoas não precisam de certas informações. Não é verdade. As pessoas se sentiriam muito melhor se soubessem o que movimenta os processos de decisão” conclui Nóbrega. Apenas com os funcionários engajados e sabendo qual é o seu lugar dentro da organização, eles poderão atuar com alta performance.
Bibliografia
DOMENEGHETTI, Daniel. Jack Welch, Clemente Nóbrega e a relação da gestão de RH com o valor das empresas. Disponível em: <http://www.hsm.com.br/blog/2012/07/jack-welch-clemente-nobrega-e-a-relacao-da-gestao-de-rh-com-o-valor-das-empresas/> Acesso em: 05 de maio de 2013.
DANTAS, Laís. Comunicação Interna e Gestão de Pessoas: Estratégias de Sucesso do Magazine Luiza. Disponível em: < http://www.intercom.org.br/papers/regionais/nordeste2012/resumos/R32-1188-1.pdf> Acesso em: 05 de maio de 2013.
A TECNOLOGIA TROUXE MUITOS BENEFÍCIOS COM CERTEZA,MAS TAMBÉM AFASTA DE UMA CERTA FORMA AS PESSOAS,SENDO QUE A MAIORIA DOS CONTATOS QUE ANTES ERAM FEITOS PESSOALMENTE,HOJE É PRATICAMENTE ATRAVÉS DE APLICATIVOS E REDES SOCIAIS.
ResponderExcluirDENTRO DA EMPRESA ESSA PRATICA NAO PODE EXISTIR,POIS,CADA FUNÇÃO É LIGADA A OUTRA,E UM SE TORNA DEPENDENTE UM DOS OUTROS.ACREDITO QUE A MERITOCRACIA DEVE EXISTIR SIM DENTRO DE UMA EMPRESA,QUANDO O BOM É VISTO E ELOGIADO ELE SE TORNA EXCELENTE.
VALERIA VERISSIMO
Concordo no quesito "comunicação" entre as pessoas. Trabalho numa empresa ligada à tecnologia e isso, de certa forma, atrapalha a comunicação interna entre todos. Precisamos de ouvir mais de perto as pessoas...
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