sábado, 30 de março de 2013


Funcionário: Primeiro público estratégico




            No processo de planejamento da comunicação interna, vários aspectos devem ser levados em consideração, como o perfil dos funcionários, a visão do negócio, a história da organização entre outros, pois esses fatores mostram elementos simbólicos importantes para a identificação do funcionário com a empresa que trabalha.
            A comunicação tem por dever reforçar esses elementos vinculados a identidade da organização. Além disso, como afirma Kunsch (2003, p.157), de nada adianta os maravilhosos programas de comunicação se o colaboradores “não forem respeitados nos seus direitos de cidadãos e nem considerados o público número um, no conjunto de públicos de uma organização.”
            Para que essa comunicação seja mais efetiva, uma pesquisa mostrada por Argenti (2006, p.172) enumera os elementos primordiais para a comunicação eficaz da perspectiva do funcionário:


1 Trocas de informação abertas e sinceras;
2. Materiais claros e fáceis de entender;
3. Distribuições oportunas;
4. Fontes confiáveis;
5. Sistema de feedback de mão dupla;
6. Claras demonstrações do interesse da liderança sênior por seus funcionários;
7. Melhorias contínuas na comunicação;
8. Mensagens consistentes em todas as fontes.


            A comunicação interna estratégica tem que fazer parte dos processos de decisão da empresa e não apenas reproduzir o que foi decidido, senão parecerá com o que ocorre em algumas empresas, em que o time de comunicação interna vive desconectado da realidade, sem corresponder às expectativas dos funcionários. Como fazer então? Reflita, planeje e mão na massa!

          Logo abaixo segue um vídeo promovido em um evento da Aberje (Associação Brasileira de Comunicação Empresarial) em que Manoela Osório (Gerente de comunicação da Oi) dá sua visão da comunicação interna e também como atuar em tempos de crise.

    






Referências
ARGENTI, Paul A. Comunicação empresarial: a construção da identidade, imagem e reputação. Rio de Janeiro: Elsevier, 2006.

KUNSCH, Margarida Maria Krohling. Planejamento de relações públicas na comunicação integrada. 4. ed. rev. atual. ampl. São Paulo: Summus, 2003.

LEMOS, Else. Comunicação interna como diferencial em relações públicas, in FARIAS, Luiz Alberto (org). Relações públicas estratégicas: técnicas, conceitos e instrumentos. São Paulo: Summus. 2011.

SEGURA, Mauro. Não deixe a comunicação interna de sua empresa falando sozinha. Disponível em: <http://aquintaonda.blogspot.com.br/2010/07/quinta-onda.html>. Acesso em: 29 março. 2013.

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