quarta-feira, 6 de março de 2013

A importância do planejamento e da gestão da comunicação interna


         Cada empresa tem uma história, missão, visão e valores diferentes, é dividida internamente de forma distinta e cada parte é de extrema importância e de caráter vital. Alguns autores, como o jornalista Miguel Angelo Filiage, dizem que é absolutamente justificável comparar a organização com o ser humano, já que organizações são compostas essencialmente por pessoas e ambos sofrem do mesmo mal: a falta de comunicação.
             Sendo pessoas a base de tudo, se faz necessário elas estarem alinhadas com as crenças da organização, o que ela acredita e defende, e não estarem ali apenas por estar, porque acham que trabalhar é um mal necessário. Hoje em dia, segundo o estudioso Peter Russell, 90% dos problemas organizacionais gira em torno disso, já que se trata de um grupo heterogêneo com pensamentos, crenças e filosofias diferentes.
            A resolução para esse problema, que na maioria das vezes passa despercebido pelos olhos dos gestores, vai muito além da simples comunicação, ela depende da fluidez de informações e do bom relacionamento, tanto entre os próprios funcionários, como entre diferentes níveis hierárquicos. Como se trata de pessoas, esse problema é um fato que será recorrente, por isso é de extrema importância que as organizações invistam em um bom planejamento e gestão da comunicação interna.
A gestão é a administração da CI (comunicação interna) e implica em gerir pessoas processos e resultados. O planejamento faz parte dessa gestão, ele gera um diagnóstico que permite identificar dificuldades, ameaças, pontos fortes e pontos a se melhorar, tendências, e principalmente as necessidades dos funcionários. Permitindo o desenvolvimento de um plano de ação pertinente, visão em longo prazo e a identificação de possíveis imprevistos.
Dito isso, vale ressaltar que segundo Maria Nogueira (2009, p.5) uma boa gestão implica em:
Definir objetivos claros, buscar recursos humanos adequados às tarefas a serem executadas, empenhar-se na motivação das pessoas, saber buscar e compartilhar as estratégias mais adequadas para atingir os fins visados e, ainda, avaliar e dividir resultados.

Nota-se que não é um trabalho fácil e que vai depender muito de quem ocupa a cadeira de comunicação saber como planejar e como colocar isso em prática, mas é a única forma de avaliar os fatores que devem ser adequados, e equilibrar os interesses da organização com as necessidades dos indivíduos, mantendo assim, um clima organizacional agradável.



Referências bibliográficas

BEUREN, Ilse Maria. Gerenciamento da informação: um recurso estratégico no processo de gestão
empresarial. São Paulo: Atlas, 1998.


KUNSCH, Margarida. Planejamento e gestão, estratégica de relações públicas nas organizações contemporâneas. UNIrevista: São Paulo, vol.1, n 3, p.4-11, jul. 2006. Disponível em: http://www.unirevista.unisinos.br/_pdf/UNIrev_Kunsch.PDF

NOGUEIRA, Maria. Gestão da Comunicação Interna das Instituições Públicas: um recurso esquecido. São Paulo, jul. 2009. Disponível em: http://rp.facomb.ufg.br/uploads/119/original_francis.pdf

Produzido por: Amanda Martins e Fernanda Martinez. 




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