A
comunicação integrada analisa o sistema, o funcionamento e o processo da
comunicação entre as organizações e seus públicos. Dentro dela encontramos o
mix da comunicação que é composto pela: comunicação institucional, comunicação
administrativa, comunicação interna e comunicação mercadológica. Integrando
estas áreas da comunicação organizacional é possível alcançar resultados mais satisfatórios,
de forma sinérgica, completando uma a outra.
Nos
dias de hoje não podemos trabalhar de forma isolada, integrar o conjunto de
modalidades a nossa disposição traz ações mais completas e com maior chance de
sucesso, é necessário que todas as áreas se conversem e interajam buscando os
melhores resultados.
Foi
neste âmbito que Margarida Kunsch encontrou a necessidade de sistematizar os
fundamentos do planejamento e da gestão estratégica da comunicação pelas
relações públicas.
As
organizações precisam ter um planejamento centralizado
para que as modalidades comunicacionais não trabalhem mais de forma
isolada, e assim atingir uma excelência da comunicacional, seguindo seus
objetivos.
Abaixo
segue o modelo proposto, segundo Margarida Kunsch (1984, p.12) “Acreditamos na
comunicação integrada, ou seja, a atuação conjugada de todos os profissionais
da área. Não há conflitos entre as diversas atividades: há somatória em
beneficio do cliente”.
Propõe-se
que todas as áreas trabalhem em conjunto, acreditando que essa somatória
possibilite alcançar objetivos com êxito. As áreas dentro da comunicação
organizacional composta pela modalidade comunicação administrativa, que
desenvolve as funções administrativas, visando o funcionamento do sistema
organizacional através de fluxos, planejando, coordenando, dirigindo e
controlando seus recursos.
Pela
comunicação mercadológica ligada a divulgação dos produtos, a parte
publicitaria do que se produz e promoção de vendas, ligada ao marketing de
negócios. A comunicação interna que visa facilitar o relacionamento entre a
organização e seus funcionários e a comunicação institucional responsável por
construir e consolidar imagem e identidade da organização.
Com isso
faz-se necessário à presença de um profissional de relações públicas que será a
ferramenta/ instrumento da comunicação integrada, o responsável por equilibrar
o trabalho em conjunto dos pilares do mix da comunicação fazendo assim uma
comunicação mais eficaz.
Abaixo destacamos o vídeo em que alguns alunos são
questionados sobre “O que é a comunicação integrada?”, ao final podemos
conferir a resposta dada pela professora Margarida Kunsch:
Referências Bibliográficas
KUNSCH, Margarida M. Krohling. Planejamento de Relações Públicas
na comunicação integrada. São Paulo: Summus, 1986.
KUNSCH, Margarida M. Krohling, organizadora. Relações
Públicas: História, teorias e estratégias nas organizações contemporâneas. São
Paulo: Saraiva, 2009.
Produzido por: Beatriz Fernandes e Taciane Tomita
Nenhum comentário:
Postar um comentário