sábado, 23 de março de 2013

Comunicação Integrada e sua importância para bons resultados



A comunicação integrada analisa o sistema, o funcionamento e o processo da comunicação entre as organizações e seus públicos. Dentro dela encontramos o mix da comunicação que é composto pela: comunicação institucional, comunicação administrativa, comunicação interna e comunicação mercadológica. Integrando estas áreas da comunicação organizacional é possível alcançar resultados mais satisfatórios, de forma sinérgica, completando uma a outra.
Nos dias de hoje não podemos trabalhar de forma isolada, integrar o conjunto de modalidades a nossa disposição traz ações mais completas e com maior chance de sucesso, é necessário que todas as áreas se conversem e interajam buscando os melhores resultados.
Foi neste âmbito que Margarida Kunsch encontrou a necessidade de sistematizar os fundamentos do planejamento e da gestão estratégica da comunicação pelas relações públicas.
As organizações precisam ter um planejamento centralizado para que as modalidades comunicacionais não trabalhem mais de forma isolada, e assim atingir uma excelência da comunicacional, seguindo seus objetivos.
Abaixo segue o modelo proposto, segundo Margarida Kunsch (1984, p.12) “Acreditamos na comunicação integrada, ou seja, a atuação conjugada de todos os profissionais da área. Não há conflitos entre as diversas atividades: há somatória em beneficio do cliente”.



Propõe-se que todas as áreas trabalhem em conjunto, acreditando que essa somatória possibilite alcançar objetivos com êxito. As áreas dentro da comunicação organizacional composta pela modalidade comunicação administrativa, que desenvolve as funções administrativas, visando o funcionamento do sistema organizacional através de fluxos, planejando, coordenando, dirigindo e controlando seus recursos.
Pela comunicação mercadológica ligada a divulgação dos produtos, a parte publicitaria do que se produz e promoção de vendas, ligada ao marketing de negócios. A comunicação interna que visa facilitar o relacionamento entre a organização e seus funcionários e a comunicação institucional responsável por construir e consolidar imagem e identidade da organização. 
Com isso faz-se necessário à presença de um profissional de relações públicas que será a ferramenta/ instrumento da comunicação integrada, o responsável por equilibrar o trabalho em conjunto dos pilares do mix da comunicação fazendo assim uma comunicação mais eficaz.
Abaixo destacamos o vídeo em que alguns alunos são questionados sobre “O que é a comunicação integrada?”, ao final podemos conferir a resposta dada pela professora Margarida Kunsch:




Referências Bibliográficas


KUNSCH, Margarida M. Krohling. Planejamento de Relações Públicas na comunicação integrada. São Paulo: Summus, 1986.

KUNSCH, Margarida M. Krohling, organizadora. Relações Públicas: História, teorias e estratégias nas organizações contemporâneas. São Paulo: Saraiva, 2009.



Produzido por: Beatriz Fernandes e Taciane Tomita





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