Nas organizações e na
sociedade em geral não podemos deixar de considerar que o relacionamento entre
os indivíduos, departamentos e organizações afetam diretamente o processo de
comunicação.
Dentro de uma empresa nem
sempre a liderança esta preparada para transmitir adequadamente a mensagem e para
diminuir o ruído entre os funcionários, perdendo-se assim a chance de exercer
uma boa comunicação.
No mundo contemporâneo a importância
que se deve dar a comunicação interna cresceu muito, já que considerando a
organização um organismo, sua células, os funcionários, devem trabalhar de
forma sinérgica e produtiva para que ela não deixe de crescer, e estes
(funcionários), passaram a entender essa influencia e querem se sentir parte do
todo, surgindo à necessidade do estreitamento nas relações.
Segundo o Blog: Funcionário em Pauta - Post
engajamento
"A
cultura de alta performance pode ser fundada a partir da reconstrução de
valores, papel da liderança e estratégia organizacionais, trazendo clareza e
credibilidade em todas as falas da empresa e, é de extrema preferência a
presença de um líder respeitado e com crível discurso para conquistar a
confiança de seus ouvintes e funcionários"
Pensando nisso, o
profissional de relações públicas apoia a comunicação administrativa e o líder
na busca de apoio estratégico para conduzir o relacionamento entre o público e
a organização. Neste cenário se faz necessário à busca pelo engajamento, pela
identificação do papel e responsabilidade de todos.
O profissional de relação
pública pode orientar os dirigentes para que as relações dentro das
organizações se fortaleçam e cresçam. É importante que a alta direção tenha uma
visão global da comunicação, para que ela não seja fragmentada e feita de forma
isolada, como o ocorre em várias organizações.
O profissional de relações
públicas é indicado para "ligar" e controlar a comunicação interna da
empresa por ter a visão da comunicação como um todo. Ele
planeja e executa da melhor forma a comunicação entre a organização e o seu
público e tem que ter as condições adequadas e o apoio dos lideres para exercer
bem sua função dentro da empresa, facilitando e apoiando a comunicação interna
entre funcionários e alta direção.
Produzido por: Taciane
Tomita
Referências:
Post Engajamento, blog
Funcionário em Pauta Disponível em : <http://funcionarioempauta.wordpress.com/>
Acessado: 22 abr 2013
Relações Públicas.
Disponível em: <http://www.sinprorp.org.br/Relacoes_Publicas/relacoes.htm>
Acessado em: 23 abr 2013
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